Conversas com DEUS, Neale Donald Walsch



Excerto:

" Como é que DEUS fala, e a quem?
Eis a resposta que obtive quando a fiz:
- Falo a toda a gente. A toda a hora. A questão não é saber a quem. Eu falo mas sim que é que ME ouve.

Intrigado, pedi a DEUS que desenvolvesse o tema. Eis o que DEUS respondeu:

Primeiro vamos substituir o falar por comunicar. E´um termo mto melhor, mto mais abrangente, mais preciso. Quanto tentamos falar um com o outro- eu contigo, tu comigo, ficamos imediatamente constrangidos pela incrível limitação das palavras. por esse motivo, não comunico somente através das palavras. De facto, raramente o faço. o meio de comunicação mais habitual é através do sentimento.
O sentimento é a linguagem da alma. Se queres realmente o que significa para ti, vê como te sentes em relação a isso. os sentimentos são por vezes difíceis de descobrir- e muitas vezes ainda mais difíceis de reconhecer. contudo, é oculta nos teus mais profundos sentimentos que se encontra a mais sublime verdade. o segredo está em chegar a esses sentimentos. mostra-te-ei como isso de faz. outra vez. Se o desejares.

Disse a DEUS que sim, que o desejava mas que nesse momento o meu maior desejo ainda era obter uma resposta completa e total á minha pergunta. Eis o que DEUS respondeu:

Também comunico com o pensamento. pensar e sentir não são a mesma coisa, embora possam ocorrer ao mesmo tempo. Ao comunicar através do pensamento utilizo muitas vezes cenas e imagens, razão pela qual os pensamentos são mais eficazes que as simples palavras como instrumentos de comunicação.
Para além de sentimentos e dos pensamentos, usos também o veículo da experiência como óptima transmissora. e finalmente, quando todos eles falham- sentimentos, pensamentos e experiência-, utilizo palavras. As palavras são de facto o menos eficaz dos meios de comunicação. São mais susceptíveis de interpretações erradas, muito mais frequentemente deturpadas.
E porque? Por aquilo que as palavras são. As palavras são meras elocuções: ruídos que expressam, pensamentos e experiências. São símbolos. Sinais. Signos. Não são verdade. Não são a coisa real.
As palavras poderão ajudar-vos a compreender algo. As experiência permite-vos conhecer. existem, porém certas coisas que não podem ser experienciadas. Por isso, dei-vos outras ferramentas de conhecimento. A que se chama de sentimentos. E também os pensamentos.
Agora, a maior das ironias é o facto de todos vocês terem dado tanta importância à palavra de DEUS e tão pouca á experiência. com efeito, atribuem tão pouco valor á experiência que quando aquilo que experienciam de DEUS difere do que ouviram falar de DEUS, descartam-se automaticamente da experiência e apossam-se das palavras, quando deveria de ser precisamente o contrário. A vossa experiência e os vossos sentimentos a respeito de qq coisa representam aquilo que conhecem, factual e intuitivamente, dessa coisa. As palavras apenas conseguem simbolizar e, muitas das vezes confundir aquilo que conhecem.
Estas são, portanto as ferramentas com as quais comunico, mas não os meios, pois nem todos os sentimentos, nem todos os pensamentos, nem todas as experiências e nem todas as palavras provém de mim.
Muitas palavras foram proferidas em meu nome. Muitas ideias e muitos sentimentos foram defendidos por causas que não as da minha directa criação e dos quais resultaram muitas experiências.
è um desafio ao discernimento. A dificuldade está em distinguir entre as mensagens de DEUS e os dados provenientes de outras fontes. A discriminação simplifica-se aplicando uma regra básica:
- MEU é sempre o vosso Pensamento Mais Sublime, a vossa Palavra Mais Clara, o vosso sentimento Mais Grandioso. Tudo o que for inferior provém de outra fonte.
O acto de diferenciação simplifica-se, pois não deve ser difícil, mesmo ao aluno principiante, identificar o que Mais Sublime, Mais Claro e Mais Grandioso.
Mesmo assim, dou-vos estas linhas de orientação:

- O Pensamento Mais Sublime é sempre aquele que contém alegria. As Palavras Mais Claras são as que contém verdade. O Sentimento Mais Grandioso é aquele a que se chama amor......"
x

Comentários

Mensagens populares